Tratamento para ansiedade
A diferença entre um remédio e um veneno, está apenas na quantidade administrada da dosagem. O mesmo acontece, entre a ansiedade e as preocupações normais do dia a dia. A única diferença entre uma e outra é sua intensidade e seus sintomas.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, a ansiedade é sim uma emoção comum do ser humano. Ela costuma estar mais presente na véspera de datas importantes, como a de grandes provas e casamentos.
Mas, o que é ansiedade?
A ansiedade nada mais é do que um dos nossos instintos mais básicos e primitivos. Aquele que nos diz se devemos fugir ou lutar e que vem do nosso sistema nervoso autônomo na forma de um reflexo, independente do nosso pensamento racional.
O transtorno de ansiedade é a intensificação desse instinto, ou seja, quando passamos a ter medo e apreensão extrema em situações normais do dia a dia. O que torna a execução de atividades cotidianas pesadas e desgastantes.
Terapia para ansiedade
Com o apoio do psicoterapeuta, o cliente é estimulado a compreender quais atividades do seu dia levam a crises de ansiedade. E com essas informações é possível criar e mudar comportamentos para evitar ou combater esses momentos de crise.
As mudanças acontecem, essencialmente, através do autoconhecimento e autocontrole. Utilizando-se de exercícios que fortaleçam a confiança e a autoestima do cliente.
O que só é possível, se ambos, cliente e psicoterapeuta, conseguem estabelecer uma conexão baseada em confiança, fazendo que os encontros sejam feitos de conversas sinceras e participativas, para, assim, trazer resultados significativos ao tratamento.