Os comportamentos compulsivos são hábitos que seguimos em troca de alguma recompensa emocional. Essa recompensa está, geralmente, relacionada ao alívio da angústia e / ou da ansiedade. As práticas compulsivas podem ser reconhecidas pela obrigatoriedade de sua realização. Ou seja, o paciente sente a necessidade de fazer ou falar alguma coisa em determinados momentos. No começo, esse comportamento pode gerar satisfação, mas, no longo prazo pode se tornar um grande arrependimento.
Tipos de compulsão
Existem diferentes formas de comportamentos compulsivos, entre eles:
- Compulsão por jogos – bastante popular, a compulsão por jogos é também conhecida como Jogo Patológico e é um comportamento recorrente e persistente onde o paciente sente a necessidade e tem a preocupação de sentir o alívio que o jogo pode trazer. O que muitas vezes pode acabar arruinando seus empreendimentos, finanças pessoais e familiar.
- Compras compulsivas – a compra compulsiva está muito associada ao prazer que é sentido no momento da compra, fazendo com que o desejo não esteja no objeto a ser comprado. Assim como a compulsão por jogo, ela também pode trazer prejuízos financeiros pessoais e até familiar.
- Comer compulsivamente – também conhecido como “Transtornos Alimentares” pode trazer consequências irreversíveis para o corpo e a saúde do paciente, principalmente quando associados a doenças como bulimia.
- Compulsão por atividade física – com as “imposições” presentes no mundo da moda e da indústria do entretenimento, muitas pessoas acabam se submetendo a padrões de beleza irreais. Fazendo de uma boa coisa, como a prática de atividade física regular, algo exagerado e prejudicial à saúde.
- Compulsão por trabalho – a compulsão por trabalho tem sido bastante “banalizada” nos últimos anos. Principalmente, com a utilização massificada em redes sociais de termos como “workaholic” e “hardwork”. A longa duração de períodos de trabalho excessivo pode acabar prejudicando outras áreas da vida como relacionamentos e até mesmo a saúde física.
Tratamento para compulsão
O tratamento para os comportamentos compulsivos deve ser feito de forma individualizada, considerando os fatores que levam a compulsão e as características de cada paciente. Tratamentos baseados em psicoterapia podem auxiliar na identificação e abordagem de diferentes transtornos compulsivos.