Tratamento para Depressão

Posted on

O que é depressão?

Tratamento para Depressão

A depressão tem como caraterística a redução ou até a perda do prazer e interesse pela vida, causando tristeza que pode ser associada à angústia, desmotivação, falta de ânimo e de apetite.

O que diferencia a depressão da tristeza?

Muitas vezes a depressão não é tratada corretamente por ser considerada uma tristeza passageira comum da vida. Entretanto, existe uma grande diferença entre estar triste e a depressão.

  • A tristeza, geralmente, ocorre a partir de algum evento, onde há sofrimento até a assimilação dos fatos. Logo, é normal que tenha uma duração de quinze a vinte dias.
  • Já a tristeza causada pela depressão não passa sem o tratamento adequado, podendo piorar se for negligenciada. Sendo dividida em três estágios: leve, moderada e grave.

Tipos de depressão

As formas mais comuns da doença são:

  • Transtorno depressivo maior – quando há recorrência no quadro depressivo, geralmente, com duração superior a seis meses, há intensificação e alteração entre os estágios.
  • Depressão bipolar – a fase depressiva dentro do transtorno bipolar é considerada um subtipo da depressão.
  • Depressão atípica – os aspectos costumam ser melancólicos, associados à tristeza e pensamentos de morte, inutilidade e desesperança.
  • Depressão sazonal – está associada a mudanças climáticas e estações frias como o inverno e também está ligada à baixa exposição a luz solar.
  • Depressão pós parto – está principalmente ligada as alterações hormonais que decorrem pelo término da gravidez, causando crises de choro, alterações de humor, desesperança e tristeza.
  • Distimia – é a forma mais comum da doença e está associada a perda de interesse pelas atividades cotidianas, falta de esperança e baixa autoestima. Sua duração é longa, podendo ser de dois anos ou mais.

Tipos de tratamentos para depressão

Existem diversas formas de tratamentos para a depressão na medicina tradicional e na medicina alternativa. Mas, o tratamento através da psicoterapia é a mais utilizada.

Algumas algumas abordagens da psicoterapia:

  • Psicanálise freudiana – essa abordagem é direcionada para os pacientes que não estão apenas atrás de sanar o problema. Mas, também querem descobrir sua origem. Por conta disso, o tratamento foca no subconsciente, trazendo os problemas para o consciente. Para assim trabalhá-lo com base no autoconhecimento.
  • Psicanálise junguiana – está ligada a busca por autoconhecimento e utiliza técnicas para trazer os sentimentos que estão sendo reprimidos. Através do uso de símbolos, imagens oníricas, usando o sonho como método de análise.
  • Gestalt – modelo psicoterapêutico com ênfase na responsabilidade de si mesmo. É considerada uma terapia mais holística, pois leva em conta sempre o meio ambiente e o contexto social, que constituem o ser de um modo geral. Fazendo com que o paciente consiga trabalhar o ambiente onde está, mas também possa se afastar e enxergar o todo.
  • Terapia cognitivo-comportamental – seu principal foco está em resolver traumas, podendo auxiliar no tratamento de fobias e transtorno obsessivo compulsivo.

Leia também: Tratamento para Ansiedade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *