Análise de Sonhos

Posted on

Os sonhos, por si só, já são terapêutico. Toda vez que sonhamos estamos elaborando a psique, que são todos os processos conscientes e inconscientes – imagens processadas no cérebro. De acordo com a Psicologia Junguiana, o sonho é uma experiência especular que espelha o indivíduo para que ele possa sair de si, ampliando sua consciência.

 

Todo sonho pode ser compensatório, pedagógico ou profético.

 

Pode ser compensatório realizando atos que não podem nem devem ser reais. Por exemplo, você recebe uma crítica do chefe no trabalho, à noite sonha que está batendo nele. Pronto! Compensou a humilhação.

Também pode ser pedagógico, mostrando seus reais sentimentos por determinada pessoa ou situação. Trazendo uma ampliação da percepção.

E pode ser profético, quando por vezes, através dos sonhos, são reveladas condições futuras. Por exemplo, você sonha que será demitido, ou sonha com uma pessoa que não vê há tempos e a encontra casualmente.

 

Para terapia, a análise dos sonhos é um instrumento fundamental de acesso ao inconsciente. Embora haja alguns elementos comuns a todos os indivíduos, os sonhos devem ter seu conteúdo correlacionado a história pessoal, a personalidade, emoções e sentimentos do sonhador.

 

Alguns sonhos têm significado universal. Por exemplo:  Sonho com cobra, serpente, indica que o sonhador evoluiu psiquicamente; Sonho com alguém perseguindo, representa o predador interno, ou seja, o sonhador está em alguma situação ou postura que o está prejudicando.

 

Mas para uma boa análise, deve-se estudar todos os detalhes correlacionando-os com o sonhador. Cada personagem desconhecido, no sonho, representa um aspecto do sonhador. Essa análise tem como objetivo principal despertar o terapeuta interno de cada um.

Leia também Porque Atendo Crianças Somente a Partir de 7 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *