Nesse post vou explicar a razão pela qual uma psicóloga de crianças deve atender pacientes a partir dos 7 anos.
De acordo com Dolto, Françoise no livro “As etapas decisivas da infância”, a idade de 7/8 anos é considerada a idade da razão. Que corresponde aos juízos morais pessoais referentes às intenções dos atos. É a idade da discriminação entre sonho e realidade.
Com efeito, aos 7 anos começa a ter consciência mais nítida do mundo a sua volta. É a fase do despertar para realidade. O mundo protegido da infância é quebrado. O resultado do rompimento com o mundo da fantasia infantil inclui a solidão na puberdade e o sentimento de não ser compreendido por ninguém.
Segundo Checcinato, Durval no livro “Psicanálise de Pais – Criança, sintoma dos pais”, os sintomas da criança são, de modo geral, causadas pelos problemas dos pais. Ou seja, ela configura o mal-estar dos pais.
O princípio essencial que deve guiar os pais é a compreensão da criança. O respeito a ela e a instrumentalização dela para a vida, resumindo: amor.
Nosso trabalho como psicólogos é ajudar a criança a saber o que deseja. Capacitá-la a fazer o melhor possível com os meios que tem.
Leia também Análise de Sonhos